segunda-feira, 28 de março de 2016

O que é ser mestre?





Qual a diferença entre Mestre e Professor?

   Enquanto o tempo passa, menos sei o que realmente é ser um professor, não vejo como ensinar algo sem se envolver profundamente nas qualidades e defeitos de seu aprendiz.
Não sei ao certo em que momento um professor se torna mestre, nem quando um aluno se torna professor.

   Atualmente percebo que aprendo mais ensinando do que sendo ensinado. Sendo assim, seria mesmo eu o mestre? Não estaria mais correto dizer que os mestres são os alunos?

    A responsabilidade de estar em patamar  de ensinar tende a lhe cobrar um nível de superioridade, quase de excelência, junto com uma capacidade de se manter humilde, de aprender até mesmo com o mais novo aluno.

  A também o tato de identificar os pontos fortes e fracos de cada um, fazer com que todos se maximizem, se desafiem e se superem, na tentativa de um crescimento tanto marcial quanto do grupo como um todo.

    A capacidade de ensinar características e qualidades que as vezes nem mesmo a temos, ter o senso para saber até onde vai a capacidade de cada um, e até onde se deve cobrar.

   São tantas responsabilidades, o sentimento de que todo erro, ou falta de  capacidade, ou inexperiência dos seus alunos são culpa sua. Assim como o orgulho de velos se superando e mostrando com perfeição algo que antes não eram capazes.

 Com toda certeza, nada me motiva mais do que perceber que eu posso fazer algo melhor por alguém.
    E no trato com meus irmãos, na reciprocidade  na força de vontade, garra e superação, na preocupação um com o outro, nas brincadeiras, na atenção sobre tudo que é dito, só torna mais gratificante o sentimento de família que é gerado dia após dia.

    Todos temos nossas feridas, nossas mágoas, nossos desafios, nossos lamentos, e ainda assim, temos em nossos treinos uma ilha, um porto seguro, um local para apaziguar.

   Sem perceber fazemos do Dojo nosso porto seguro, nosso local de refujo, onde nos preparamos para as lutas vindouras, onde nos curamos das batalhas diárias, onde nos refrescamos do calor do momento e onde instintivamente sabemos que sempre estaremos aptos a voltar.

  "enquanto houver você do lado, aqui do outro eu consigo me orientar."

   O que nos torna algo amais do que simples praticantes marciais, assim como na diferença entre Família e Parentes.
  Parentes é algo que não escolhemos, são pessoas com o mesmo laço sanguíneo, Parentes somos nós,  que mesmo podendo estar distantes preferimos estar perto, que mesmo podendo não fazer nada, preferimos nos ajudar.

  Praticante é qualquer um que estuda arte marcial, Artista é quem vive o que aprende a todo tempo.

 Claro que nada disso é a extrema verdade, nada disso é para ser eterno, nem ao menos fazer sentido, é apenas um ponto de vista meu, sobre meus "alunos", "Irmãos", "parceiros de treino", e sobre meu cotidiano.

Como diz Mário Quintana: "Se a poesia precisar ser explicada não é poesia!"

    Sendo assim, nada mais comum do que dizer que enquanto houver vocês "Verdadeiramente a felicidade será para sempre o meu destino!"





0 comentários:

VIRTUDE DO CAOS - Template Design | Elque 2007